Nesse trabalho nós fizemos com o objetivo de não defender os dois pontos, mas sim colocar algumas coisas em questão para que possamos entender o q cada uma delas, tanto a religião como a ciência propõe para defender as suas teses.
A relação entre religião e ciência assume muitas formas, posto que os dois campos são amplos. A religião e a ciência empregam diferentes métodos para se dirigir a questões diferentes. O método científico se apoia numa abordagem objetiva para mensurar, calcular e descrever o universo natural, físico e material. Os métodos da religião são geralmente mais subjetivos, baseando-se na noções variáveis de autoridade, idéias que acredita-se terem sido reveladas, intuição, crença no sobrenatural, na experiência individual, ou uma combinação destas para compreender o universo.
historicamente, a ciência tem tido uma relação complexa com a religião; doutrinas religiosas por vezes influenciaram o desenvolvimento científico, enquanto o conhecimento científico tem surtido efeitos sobre crenças religiosas. Outra visão conhecida como a tese do conflito, afirma que a religião e a ciência inevitavelmente competem pela autoridade sobre a natureza da realidade, de forma que a religião está gradualmente perdendo a guerra contra a ciência ao passo que as explicações científicas tornam-se mais poderosas e gerais. No entanto, nenhuma destas visões contempla adequadamente a variedade de relações entre a ciência e a religião (historicamente e na atualidade), variando do antagonismo e separação até a colaboração próxima.
Agora mostraremos um vídeo que retrata bem alguns pontos dessas duas forças.
http://www.youtube.com/watch?v=lYR6KV9FskM
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)